MENU

SOBRE O JORNAL

O Cobaia é o jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. A publicação é desenvolvida pelos acadêmicos de jornalismo e começou a ser produzida em 1993.

Com periodicidade mensal, o jornal aborda os mais variados temas do cotidiano, e dá foco para assuntos que geralmente não são abordados pelas mídias tradicionais.

Todos os acadêmicos podem participar das oito edições anuais do Cobaia. Ele não é produzido em uma disciplina específica. Cada edição aceita textos elaborados por todos os alunos, do primeiro ao oitavo período do curso.

REDES SOCIAIS

  • Image
Brasil permanece no topo após segunda semana do VCT Américas

Após os confrontos da segunda semana do campeonato VCT Américas, times brasileiros surpreendem o mundo e finalizam sem derrotas. Entre os embates, a considerada melhor equipe do mundo, a LOUD, venceu de virada a equipe norte-americana Cloud9. Enquanto isso, a FÚRIA, que demonstrou ser uma equipe competitiva na semana anterior, passou por cima da latino-americana Leviatán.

A surpresa da semana ficou por parte da MIBR que, após 3 difíceis mapas, venceu de virada a KRU. Com esses resultados, o Brasil se manteve no topo da tabela e segue invicto contra times estrangeiros.

Palco VCT Américas. Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games

LOUD x CLOUD9 no VCT Américas

No confronto entre duas das equipes que saíram vitoriosas na primeira semana de campeonato, a LOUD demonstrou toda sua adaptabilidade e saiu com a vitória por 2×1 na série melhor de três. O confronto valia o topo da tabela e a invencibilidade no campeonato.

A série começou com o mapa Split. Dentro de jogo, o time norte-americano surpreendeu a equipe brasileira com uma composição totalmente agressiva. Durante todo o jogo, a C9, como é conhecida, impôs um ritmo de jogo inabalável. No começo do mapa, chegou a abrir 5×0 com muita facilidade contra os brasileiros. Contando com um ataque massivo e uma incrível utilização das habilidades da sua composição, a primeira metade terminou em 8×4.

Na virada de lado, a Cloud9, que agora estava no lado considerado favorável do mapa, emplacou uma defesa concisa e não deu chance aos brasileiros. Mesmo com alguns rounds sendo conquistados pelos brasileiros da LOUD, a partida terminou 13×7, despejando toda a pressão nos ombros da LOUD.

No segundo mapa da série, a Ascent, a LOUD se recuperou da derrota e impôs seu estilo de jogo. Sem maiores problemas, acumulou diversos rounds e terminou a primeira metade em 9×3. Na segunda metade, a equipe apenas manteve a vantagem e fechou o mapa em 13×8. O destaque ficou para o “Aspas” que entregou uma ótima atuação na partida.

O mapa decisivo foi a Pearl. A equipe da LOUD manteve a garra do segundo mapa e não facilitou para a Cloud9. Já na primeira metade, abriu 6 pontos a 0 no adversário. Após isso, tudo que os brasileiros precisaram foi manter a vantagem e fecharam o mapa em 13×7, conquistando a virada e a série sobre a Cloud9.

Equipe brasileira LOUD posa para foto da vitória. Foto: Tina Jo/Riot Games

FURIA X Leviatán no VCT Américas

A partida entre FURIA e Leviatán foi um teste para cardíacos. Isso porque os brasileiros foram considerados inferiores na série, sendo estimados para a derrota por diversos analistas. Apesar da vitória na semana 1, a Leviatán ainda era considerada uma equipe muito superior, mantendo as expectativas sobre eles.

A série começou no mapa Pearl. Surpreendendo a todos, a equipe brasileira logo impôs um ritmo espetacular e emplacou 6 rounds a 1 na partida. Entretanto, para o azar dos brasileiros, a Leviatán recuperou a partida e deu tudo de si para conquistar a vitória por 13 a 11.

Com a decepção de ter deixado o mapa anterior escapar, a FURIA entrou em campo na Icebox com sede de vitória. Com isso, rapidamente conquistou quatro rounds em sequência e com uma atuação espetacular de “dgzin”, “mwzera” e “khalil”, terminou a primeira metade em um sonoro 10×2. Após a pausa para a troca de lados, a KRU chegou a se recuperar, encaixando alguns rounds na sequência, mas sucumbiu à força brasileira que fechou a Icebox em 13×5.

O mapa decisivo foi a Ascent, conhecida por ser o mapa mais equilibrado do jogo. Nele, a Leviatán começou forte, conquistando alguns rounds e colocando pressão sob a FURIA. Todavia, a perseverança brasileira falou mais alto e na segunda metade do jogo os brasileiros dominaram o mapa, ganhando a partida por 13X10, além de fechar a série também em 2×1.

FURIA esboça apenas sorrisos após derrotar a Leviatán. Foto: Tina Jo/Riot Games

MIBR X KRU no VCT Américas

Dos times brasileiros, a MIBR era indiscutivelmente o mais fraco. Por todo o mundo, esperava-se que o time não fosse conquistar grandes partidas e que fosse sofrer nas últimas posições. Por outro lado, essa visão começou a mudar após mesmo com a derrota na primeira semana, foi capaz de levar a LOUD ao extremo.

O cenário para esses times eram diferentes. Ambos acumularam derrotas nos seus respectivos primeiros confrontos. Por isso, ambos buscavam apenas a vitória. O time que saísse perdedor da série iria finalizar a segunda semana de campeonato sem nenhuma vitória.

O primeiro mapa, que foi escolhido pela equipe da KRU, foi Ascent. A partida foi extremamente disputada, com a MIBR deixando alguns rounds escaparem. Com isso, não suportou a força da KRU e perdeu por 13×9. O destaque da equipe ficou por conta de “NagZet” e “Daveeys”, que levaram seu time à vitória com a boa atuação.

Na Lótus, segundo mapa da série, a MIBR viu os latino-americanos impondo um ritmo de jogo explosivo e abrindo vantagem no placar. No final da primeira metade, os brasileiros estavam perdendo por 8×4 mas demonstrando resiliência, buscou o resultado. Com a grande atuação de “Heat” e “Murizz”, o time foi capaz de virar a partida em 13×11 e decidir a série no último mapa.

O mapa final foi a Pearl. Graças a grande atuação de “Murizz”, os brasileiros saíram na frente com um disputado 7×5 na primeira metade. O mapa, entretanto, foi aos poucos escapando da equipe brasileira que chegou a abrir o match point, mas viu a KRU empatar em 12×12. Na prorrogação, as habilidades individuais da equipe brasileira brilharam e a MIBR fechou o jogo em 14×12 e conquistou a série, também de virada, por 2×1.

Jogador rglmeister durante partida contra KRU. Foto: Tina Jo/Riot Games

Próximos confrontos

Na semana 3, os brasileiros entram em campo em busca de manter o bom desempenho no campeonato. A LOUD irá enfrentar a FURIA em uma disputa brasileiríssima, valendo o primeiro lugar e invencibilidade. Já a MIBR irá enfrentar a poderosa equipe norte-americana NRG, composta por três dos melhores jogadores de VALORANT em 2022.

Acompanhe todas as partidas em twitch.tv/valorant_br. Todos os sábados, domingos e segundas-feiras, a partir das 16h. A MIBR entra em campo no sábado, às 19h do horário de Brasília. Já o confronto entre LOUD e FURIA ocorre às 16h da segunda-feira.

Top