MENU

SOBRE O JORNAL

O Cobaia é o jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. A publicação é desenvolvida pelos acadêmicos de jornalismo e começou a ser produzida em 1993.

Com periodicidade mensal, o jornal aborda os mais variados temas do cotidiano, e dá foco para assuntos que geralmente não são abordados pelas mídias tradicionais.

Todos os acadêmicos podem participar das oito edições anuais do Cobaia. Ele não é produzido em uma disciplina específica. Cada edição aceita textos elaborados por todos os alunos, do primeiro ao oitavo período do curso.

REDES SOCIAIS

  • Image

Lição de casa

O barulho das carteiras se arrastando para formar os grupos. O dedo levantado e o olhar curioso. O gritante silêncio da concentração na hora da prova. O burburinho indecifrável das conversas pelo corredor na hora do intervalo. O cheiro da merenda. A risada após o comentário brincalhão. O som das folhas do livro, do rabisco à lápis. As sensações e cenas tão rotineiras foram interrompidas no início do primeiro semestre letivo de 2020. Do ensino infantil ao superior, esses detalhes ligeiros hoje pesam como saudade na memória de um grupo muito especial: os professores e professoras.

Dos primeiros a parar e na incerteza e adaptações de um retorno, as professoras e professores de várias partes do país tiveram que, ao invés de ensinar, aprender. Muitos aprenderam novas tecnologias, criaram estratégias diferenciadas, inventaram e se reinventaram com o objetivo de minimizar a falta de contato. O tempo foi se alongando e um cômodo da casa se transformou em sala de aula. A tela do computador ou do celular era a porta da sala de aula que se abria a cada semana.

São as histórias desse ano desafiador e cheio de aprendizados que o projeto Lição de Casa quer contar. Professores e professoras da região do Vale do Itajaí são os personagens que abrem seus espaços virtuais e seus corações para deixar registrada a história de lecionar em meio à pandemia.

* * *



Lição de Casa é uma ação do projeto de extensão Proa Media Lab, do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

Top