Home / Política / Univali adere ao Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias

Univali adere ao Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias

Fórum Universidades Comunitárias Univali 12-04-2023 (1)

Na terça-feira, dia 12, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. A proposta é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Em sua terceira edição, o evento lotou o Auditório de Farmácia, no câmpus de Itajaí, com a presença massiva da comunidade acadêmica.

A mesa, conduzida pelo reitor Valdir Cechinel Filho, contou com os deputados estaduais Ana Paula da Silva (Podemos), Emerson Stein (MDB), Ivan Naatz (PL) e Napoleão Bernardes (PSD), que coordena o colegiado responsável pelo Fórum. Junto a eles, sentou o presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Andrey Albino, e representantes locais do Executivo e do Legislativo, o vice-prefeito Marcelo Sodré e o vereador Rubens Angioletti (sem partido).

O evento, que se propõe itinerante, já passou pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba. As suas próximas edições irão passar pelas cidades de Brusque, Lages e Rio do Sul. Desta forma, seguindo o seu objetivo de contemplar as 12 cidades que sediam instituições de ensino superior da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O Programa Faculdade Gratuita e as universidades comunitárias

O Fórum Parlamentar surge em meio às discussões sobre o Programa Faculdade Gratuita. A proposta foi feita pelo governador eleito, Jorginho Mello (PL), durante a sua campanha em 2022. Contudo, até então, nenhum Projeto de Lei foi encaminhado para a Alesc. Por conta disto, deputados estaduais formaram uma frente parlamentar para defender que as instituições integrantes do Sistema Acafe. Com isto, a ideia é garantir que as universidades comunitárias sejam as principais beneficiadas. O argumento daqueles favoráveis a esta ideia é que elas retornam integralmente os seus investimentos à comunidade, ao contrário daquelas com fins lucrativos.

Com o mesmo ponto de vista, Andrey Albino, durante a sua fala, ressaltou a importância da participação estudantil na construção do Programa. Para ele, estes estudantes, que estão em contato direto com as comunidades assistidas, são capazes de melhor entender a dimensão da importância da defesa do caráter de funcionamento das suas instituições. O vídeo exibido pelo DCE discursou nesse sentido.

Igualmente apoiando a colaboração popular, Napoleão Bernardes afirmou que o intuito é que o Fórum seja permanente. Ou seja, que ele siga acontecendo durante os próximos quatro anos para o enriquecimento do debate público sobre o ensino superior em Santa Catarina.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *