Home / Opinião / Remakes: falta de criatividade ou uma nova tendência?

Remakes: falta de criatividade ou uma nova tendência?

A Disney é um estúdio muito conhecido pelos seus filmes de sucesso. Muitos jovens e adultos, tiveram sua infância marcada pelas animações da produtora. Desde que iniciou o investimento em remakes e live-action, muitos clássicos já ganharam uma nova versão. O sucesso desses remakes contribuiu para o aumento de filmes nesse estilo, seja os já lançados como os que estão em fase de aprovação. Mas não só a Disney entrou nessa era. Estúdios como a Warner Brother tem estado em destaque, após anunciar o remake dos filmes da saga Harry Potter.

Não é de hoje que os estúdios fazem novas gravações de filmes antigos. Porém essa tendência ganhou relevância principalmente no pós pandemia, uma vez que a disputa por audiência aumentou entre as empresas. No levantamento de dados feito pela Internet Movie Database (IMDb), apontou que para o período de 2021 a 2023, mais de 100 produções foram anunciadas.

Reboots, remakes e live-action

Os reboots, remakes e live-action são termos usados na indústria cinematográfica para especificar estilos diferentes de se fazer uma adaptação de filmes já lançados. 

O reboot é a forma de contar uma história já existem mas partindo de uma nova perspectiva, um novo roteiro, um novo cenário. O remake é usado para contar um enredo partindo do universo original, mas de forma mais atualizada, com poucas alterações. Se usa os live-action para tornar uma animação em realidade, usando pessoas reais ou dando deixando os personagens mais próximos do real.

A criatividade em decadência? 

Junção de fotos de live-actions e remakes da Disney
Foto: Divulgação Disney

A quantidade de filmes e séries feitos neste segmento, levantou a preocupação da comunidade cinematográfica com relação a criação de conteúdos originais e com enredos diferentes. Uma vez que essas produções não tem o trabalho de criar algo novo pois usam artifícios de um universo já criado.

Criar obras com roteiros e universos novos gera muitos gastos e não dá a certeza de que o investimento irá gerar lucro necessário para cobrir os custos da produção. Muitos filmes de enredos novos foram considerados fracassados pelo baixo retorno. Ao utilizar a história de uma obra que já teve sucesso, traz uma garantia maior de que a produção terá um retorno, pois é algo já conhecido e o qual já tem um público-alvo.

Mesmo remakes não sendo produtos originais, a criatividade não está em falta nessas produções. Pois tudo precisa ser adaptado para o momento atual. Não tem como usar os mesmos artifícios de um filme feito nos anos 60, já que a realidade que o público vive é outra. A forma de chamar a atenção dos espectadores é totalmente diferente. Então a criatividade continua presente, mesmo que não seja de forma integral.

Reboots, remakes e live-action fazem parte do mundo do entretenimento desde muito antes da pandemia. Dessa forma não são considerados uma tendência, ou algo exclusivo do momento presente. Seja daqui um ano ou daqui a 10 anos, a indústria continuará a usar esse artifício, com o objetivo de relembrar o público de algo que eles já vivenciaram.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *