Home / Esportes / Nova fase competitiva de Valorant começa essa semana

Nova fase competitiva de Valorant começa essa semana

Dia de estreia dos VCTs

Em 2020, no meio de uma inesperada pandemia, surgia o novo jogo da empresa Riot Games que, em pouco tempo, se tornaria um e-sport muito conhecido e que influenciaria tantas pessoas que amavam jogos no estilo FPS e MOBA, o Valorant.

No primeiro ano, os torneios Tier-S – Masters 1 e 2 e Champions – foram conquistados pelo time norte-americano Sentinels e pelos europeus dos times da Guild e da Acend, respectivamente. Já no segundo ano, o formato se manteve e os campeões internacionais foram os americanos da OpTic Gaming, os europeus da FPX (FunPlus Phoenix) e a organização brasileira LOUD foi o time vitorioso do Champions 2022.

Depois desses 2 anos de sua criação e do começo do cenário competitivo, em um formato que mais separava do que aproximava as regiões do mundo, a Riot decidiu mudar e iniciar uma sistema de franquias a partir de 2023. Com essa mudança, se criou 3 novos grupos (com 10 times cada) que reúnem os melhores times e jogadores do antigo cenário. São eles o VCT Pacific, VCT EMEA e VCT Americas.

Dia de estreia dos VCTs
Estreia dos VCTs: Americas, Pacific e EMEA Foto: Twitter/@ValorantEsports

Início da franquias no Valorant

O sistema de franquias começou com um megaevento em solo brasileiro. O LOCK//IN, em São Paulo, reuniu os 30 times franquiados e mais 2 times convidados da China (EDG e FPX) no Ginásio do Ibirapuera. Esse campeonato introdutório era no formato “single elimination” ou, para os mais íntimos com esportes tradicionais, “mata-mata”. O evento teve zebras, jogos em que um time “amassou” o adversário, mas também teve jogos muito acirrados e que levaram a torcida ao delírio.

No dia 4 de março, aconteceu a final do LOCK//IN, em uma melhor de 5, entre a equipe europeia, Fnatic, e a atual campeã mundial, LOUD. Durante as duas primeiras partidas, a equipe brasileira não foi capaz de parar o estilo de jogo ofensivo dos europeus mas, nos mapas 3 e 4, a LOUD voltou como se estivesse 0 à 0 e conseguiram empatar e levar os times para o 5º mapa, Icebox.

Os brasileiros começaram destruindo, ganhando 11 das primeiras 14 rodadas, mas o destino não queria tirar o primeiro título das mãos do britânico Jake “Boaster” Howlett, capitão da Fnatic, que mesmo com o psicológico abalado, levou seu time para umas das maiores viradas da história do Valorant. O jogo acabou com o placar Fnatic 14x 12 LOUD, deixando o público do time da casa triste com o resultado, mas orgulhoso por terem chegado tão longe.

O time europeu Fnatic se sagrando campeão do LOCK//IN Da esquerda para a direita: Derke, Alfjer, Chronicle, Leo, Boaster e o coach Mimi.
Fnatic campeã do LOCK//IN Da esquerda para a direita: Derke, Alfjer, Chronicle, Leo, Boaster e o coach Mimi. Foto: COLIN YOUNG-WOLFF/RIOT GAMES

Estreias dos VCTs

VCT Pacific

Essa região é formada por times da Ásia, sendo eles: Detonation FocusMe, DRX, Gen.G, Global Esports, Paper Rex, Rex Regum Qeon, T1, Talon Esports, Team Secret e a Zeta Division. Os times ficarão concentrados na cidade de Seoul, na Coréia do Sul, e começarão a competir neste sábado, dia 25 de março. Zeta Division e DRX irão abrir as portas de sua região às 6:00 (Horário de Brasília) e, em seguida, Global Esports e T1 fecham primeiro dia de jogos.

VCT Emea

O VCT EMEA (Europa, Oriente Médio e África) é composta pelas equipes: BBL Esports, Fnatic, FUT Esports, Giants, Karmine Corp, KOI, Natus Vincere, Team Heretics, Team Liquid e Team Vitality. Os times estarão jogando diretamente da capital alemã, Berlim, e terão como jogos de estreia Fnatic x Giants e KOI X NaVi, às 13:00 e 16:00 (Horário de Brasília).

VCT Americas

E a última região a estrear é o VCT Americas, composta por: LOUD, MIBR, Fúria, Sentinels, NRG, KRÜ, Evil Geniuses, Leviatán, 100 Thieves e Cloud 9. As organizações competirão em Los Angeles, Califórnia, e os jogos do primeiro dia (01/04) serão Sentinels contra 100 Thieves e KRÜ contra Fúria, às 16:00 e 19:00 (Horário de Brasília).

As jogos serão transmitidos através dos canais oficiais nas plataformas de streaming – Twitch e YouTube – das regiões específicas ou por meio de Watch Parties feita por streamers do mundo todo.

Depois o VCT, o que temos no Valorant?

Masters Tokyo

O segundo evento Tier-S de 2023 será em terras japonesas, em Tóquio. As vagas foram distribuídas igualmente entre as 3 grandes regiões – 3 vagas para cada – e mais dois convidados da China. O time que ganhasse o LOCK//IN, ganharia mais uma vaga para sua região, totalizando 12 vagas: 4 EMEA, 3 Americas, 3 Pacífico e 2 China.

O Masters 2023 será em Tóquio, Japão.
O Masters 2023 será em Tóquio, Japão. Foto: Divulgação/Riot Games

Champions

O campeonato mais importante de Valorant do ano, o Champions, será em Los Angeles. o evento iniciará no dia 06/08 e a final será no dia 26/08. A fase inicial será no Shrine Auditorium, já os playoffs e a final serão no KIA Forum. Para esse Mundial, as 3 grandes regiões terão 16 vagas.

https://twitter.com/PlayVALORANT/status/1632081428283367424
Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *