A maior festa do pescado do Brasil aposta em pratos portugueses para atrair turistas
A Marejada já está próxima do fim e mais uma vez a relação entre Itajaí e a cultura portuguesa foi ressaltada na festa. Esse fim de semana é a última oportunidade para respirar cultura açoriana no Centreventos de Itajaí. A festa termina domingo e tem entrada gratuita.
Conhecida pelas comidas típicas, a novidade deste ano é o restaurante Tasca, localizado no pavilhão externo da festa. Agenor Matos é garçom do Tasca e acredita que tanto a comida quanto a amizade aproximam Itajaí da cultura portuguesa. “É uma festa de pescados. Além da culinária, percebe-se que é uma festa familiar. Existe há mais de 30 anos. Os laços de amizade aproximam naturalmente, junto com a culinária. Isso faz com que as pessoas queiram voltar aqui”, relatou. O local conta com uma acomodação que remete aos locais rústicos de Portugal e apresentações musicais de fado com as artistas locais Célia Pedro e Fátima Fonseca.
Restaurante Tasca no pavilhão externo
Foto: Giovana de Assis
Além disso, esta edição conta com uma opção vasta de cervejas artesanais, dando enfoque às marcas de Itajaí e região, como é o caso de: Itajahy, Green Coast e Samurai. Segundo Luiz Cunha, 38, o evento exalta o espírito da população local, congregando as famílias e optando por uma programação que seja um ambiente mais familiar, mesmo sendo uma festa, as opções de comida e bebida ajudaram nisso, fortalecendo também os restaurantes e cervejarias da região.
A organização da festa foi pensada para atrair famílias e dar destaque à culinária local. O conceito nasceu em 1987 com a estratégia de ser diferente das outras celebrações de outubro. Ela nasceu com o objetivo de ser uma festa portuguesa mas, na prática, teve como relacionamento os frutos do mar. As opções são para todos os bolsos e gostos, trazendo um pedaço de Portugal em cada prato.