O maior torneio de basquete universitário do mundo teve inicio nesta semana. O ‘Men’s NCAA Basketball Tournament’, também conhecido como ‘March Madness’, promete entreter quem assiste. As “loucuras de março” acontecem anualmente desde 1939, sendo 2020 o único ano sem o torneio devido à Covid-19. A competição de 2023 teve início nesta quinta-feira (16).
O mais apaixonante deste torneio para os fãs, é seu formato. São 64 equipes que competem entre si em um mata-mata, até sobrar uma faculdade, que escreve seu nome nos livros de História como campeã. Conforme a temporada de jogos, a National College Athletics Association (NCAA) ranqueia as 64 melhores faculdades, separando-as em quatro regiões, deixando 16 universidades em cada. A melhor ranqueada joga com a 16ª, a 2ª com a 15ª e assim em diante.
Confira a tabela deste ano
Competição em 2022
No ano passado a final foi entre Kansas (1) e North Carolina (8). Kansas se sagrou campeã vencendo por 72-69. Porém, não foi isso que chamou a atenção dos telespectadores. A queridinha da edição foi a faculdade Saint Peter’s Peacocks, que veio como a 15ª ranqueada de sua região e desbancou gigantes em sua história de cinderela.
No campeonato eles eliminaram, Kentucky (2), Murray State (7) e Purdue (3) perdendo apenas com 8 equipes restantes para a finalista North Carolina. Repercutindo nas redes sociais, várias celebridades comentaram as zebras. O jogador Doug Edert por exemplo, ganhou mais de 140 mil seguidores no Instagram após as vitórias.

As regras do jogo
O basquete universitário é jogado em dois tempos de 20 minutos, dando brechas para times piores vencerem de melhores, já que, em um jogo, tudo pode acontecer. Na NBA o mata-mata é decidido em séries de melhor de sete, onde quem vence quatro jogos primeiros se classifica, já que apenas um jogo é muito imprevisível.
O March Madness é decidido em apenas séries melhor de um, trás um aspecto de importância enorme para toda partida, já que com apenas uma derrota seu campeonato acaba.
Esporte universitário no Brasil
Diferente do Brasil, basquete e futebol americano são os esportes mais populares nos EUA. Com a cultura muito forte das universidades e o apelo dos ex-alunos, o esporte dentro das faculdades toma uma proporção gigante, passando na TV e tendo uma enorme popularidade. No Brasil a cultura do esporte também é gigante, mas quando olhamos para as universidades, raramente vemos alunos ganhando bolsas para competir em esportes pela faculdade.
Quando o assunto são competições, elas dificilmente ultrapassam o cenário estadual e não contém muita relevância com o público. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário por exemplo, tem 55 mil seguidores no Instagram, enquanto o March Madness ultrapassa a marca do milhão no Instagram. Os Jogos Universitários Brasileiros por exemplo, só são transmitidos em suas redes.
Quando se tratam dos atletas, os esportes americanos usam o draft, onde os atletas americanos são escolhidos baseado em suas performances nas universidades. No Brasil os atletas profissionais do futebol vem em sua maioria das categorias de base. Em 2019 mais de 104 mil garotos e garotas de 12-20 anos estava regularizado em alguma categoria de base de um clube brasileiro.