K-pop: gênero se tornou febre entre jovens brasileiros

Coreografias, estilo e vida planejada. Elementos que fazem parte da rotina dos artistas sul coreanos

Você já deve ter visto ou escutado alguma coisa relacionada ao K-pop. Seja por foto ou música, esta nova febre vem tendo impacto entre os jovens brasileiros. Bandas como BTS, EXO e Girls Generation são recebidas com sucesso por um grande público aqui no Brasil. A cultura oriental sempre esteve presente em nosso país por conta de animes – desenhos animados – bem produzidos da cultura japonesa. Mas a febre do momento passa pelo gênero musical sul-coreano.

BTS é a banda do momento do K-Pop (Foto: Divulgação/BTS)

Porém, todo esse sucesso não é ‘de graça’. A cultura do K-pop possui um imenso planejamento por trás. Empresas tipo SM Entertainment, Around US Entertainment investem nos artistas. Após entender o talento que tinha em mãos, as empresas começaram a abastecer os músicos desde cedo para torná-los artistas reais. Pode-se dizer que existe um toque de conservadorismo sobre a vida pessoal que passa de existir após se tornar membro de uma banda. Pode demorar anos para o grupo ser lançado pois o planejamento exige que seja tudo delicado da forma mais correta possível. É uma preparação que não poder ter erro no caminho e que já estoure da maneira certa.

A preparação dura anos, pois os artistas são contratados ainda crianças. Ensaios de coreografia, de dança, canto, cursos para falar em público, tudo que possa fazer sucesso são propostos até estarem maduros o suficiente para aguentar ser um ‘’Idol’’ – são como os artistas coreanos são chamados.

SM Entertainment é uma das empresas que gosta de investir nos futuros artistas (Foto: Divulgação/SM Entertainment)

Talvez por isso os visuais coloridos, clipes chamativos e refrões viciantes façam parte da cultura K-pop. É isto que a difere e chama a atenção. Geralmente, os grupos têm sete integrantes – masculino ou feminino – e um apelo de ‘ritmo chiclete’ fazem as empresas terem um grande número de lucro. A internet é uma conexão que oferece para os fãs de todo o mundo e, aqui em nosso país, a febre é alta. Para Alessandra Domingues, 17 anos, o sucesso do gênero é merecido pelo talento que os Idols possuem.

“Como desde pequeno eles vão se preparando é praticamente impossível que eles lancem alguém que não tenha talento o suficiente pra fazer sucesso. Eles cuidam bastante da estética, são detalhistas nos clipes e as coreografias são legais de praticar”, comenta a estudante, que desde 2015 ouve o estilo musical. Ela ressalta que a internet ajudou muito ela a conhecer o gênero e demais grupos de K-pop.

Outra fã do estilo, Gabriella Diniz, também de 17 anos, afirma que existe um certo preconceito contra os sul-coreanos. O visual deles é criticado e também por conta de fãs de artistas americanos acabam menosprezando esse gênero pela disputa de sucesso que ocorre. “O público K-pop cresceu no Brasil dos últimos anos e tem causado críticas contra os artistas e contra as fãs”.

EXO também é um dos principais grupos: a empresa SM Entertainment é quem cuida dos Idols (Foto: Divulgação/EXO)

Por mais que isto ainda exista, o sucesso fala mais alto que o preconceito. Quando a banda BTS veio fazer shows aqui pelo Brasil, os ingressos esgotaram rapidamente. A apresentação da banda foi em São Paulo, nos dias 25 e 26 de maio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.