O Instituto do Meio Ambiente (IMA) aprovou cinco pontos próprios para banho no Município de Itajaí. Os dados são do último Relatório de Balneabilidade, referente ao mês de março. As praias de Cabeçudas, Atalaia e Brava foram classificadas como próprias para banho e recreação após os monitoramentos realizados dos dias 14 a 30 de março.
O relatório não se restringe à cidade de Itajaí. Ao todo, 27 cidades e 237 pontos ao longo da costa catarinense foram monitorados. Deste número, 70.04% deles se encontram próprios para banho, representando 166 à disposição da população. Enquanto isso, 29.96% ainda se encontram impróprios, o que corresponde aos outros 71 pontos da costa.
As amostras foram coletadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coletores treinados para a realização da amostragem pelos técnicos do IMA. O processo também será ampliado conjuntamente, segundo o Termo de Cooperação assinado entre o IMA, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em 24 de janeiro.
Pontos de Itajaí
As cinco praias avaliadas foram Praia de Cabeçudas (ponto 01), localizada na R. Quintino Bocaiúva; a Praia do Atalaia (ponto 02), em frente ao posto salva vidas; a Praia Brava (ponto 03) na Av. José M. Vieira em frente à R. Doca Rebello; e outras duas partes da Praia Brava, centrado na R. José Manoel C. Silva (ponto 04) e em frente ao posto salva vidas 11 (ponto 05).

- Perigos da exposição de menores na rede
- A vida após a morte: o que acontece com a vida de quem fica?
Monitoramentos realizados em março deste ano
Todos os pontos tiveram sua classificação como própria para banho segundo o instituto, sendo realizados em quadro dias específicos do mês: 14, 16, 21, 28 e 30. No entanto, o único ponto que teve alguma das coletas impróprias no município de Itajaí foi o da Praia Brava, no trecho da R. José Manoel C. Silva (ponto 04). Constatou-se que nos dias 14, 16 e 21 os pontos da praia estavam improprio para banho público. Segundo as considerações técnicas do relatório: “Em Itajaí o ponto 04 mudou de impróprio para próprio, os demais se mantiveram nas condições do relatório anterior”.

Comparação ao mesmo período do ano anterior
O último Relatório Anual do IMA – de dezembro de 2021 a março de 2022 – destacam o mês de março do ano passado como próprios para banho, enquanto os quatro monitoramentos do mês de janeiro e os dois primeiros de fevereiro estavam impróprios.
