No dia 22 de março de 2023, durante o evento XP DIVE, Isabella Brazil apresentou aos alunos da UNIVALI o projeto Gastromotiva. A luta contra a fome no Brasil já perdura há muito tempo e o programa segue inovando para ter contato com locais carentes. Por isso, apresentar trabalhos como esse é fundamental para a sensibilização do olhar social e criativo, para que no futuro, haja ainda mais foco na criação de projetos sociais e ampliação de atuações nos diferentes setores profissionais.
Sua entrada no mundo da luta social veio desde a época de faculdade. Enquanto cursava gastronomia, Isabella percebeu que existia uma necessidade de rearranjar a ideia de comida elitizada e ajudar a parcela da comunidade que era necessitada. Foi após trabalhar nas mais chiques cozinhas, entre cruzeiros e restaurantes, que a questão da desigualdade na culinária ficou clara.
A arte gastronômica por vezes é limitada apenas às classes mais altas ao redor do mundo. Cada vez mais refeições de qualidade encarecem e a população sem condições financeiras se rende a restos de comida e, até mesmo, comidas com prazo de validade vencidas. Nesse contexto, foi criado o Gastromotiva, que visa levar uma alimentação balanceada, gostosa e digna, democratizando o acesso à comida.
Dentro do programa, Isabella atua como supervisora de projetos. Toda a movimentação de entrega de insumos, embalagens e ajuda de custo passa por ela. Além disso, é responsável também por confirmar se todas as peças estão funcionando como deveriam e se está tudo funcionando.
Ao todo, o projeto conta com cursos profissionalizantes gratuitos, cozinhas voluntárias, reaproveitamento de alimento e claro, fornecimento alimentar às pessoas. Entre as iniciativas, existe o “Refettorio Gastromotiva” que atende a região da Lapa, no Rio de Janeiro, e as “Cozinhas Solidárias”.
Refettorio Gastromotiva
O “Reffetorio Gastromotiva” busca realizar atendimento profissional aos necessitados. Nele, as pessoas recebem os alimentos e uma área disponível para se alimentar de forma justa, resultando em diálogos entre os consumidores e uma experiência mais próxima ao que seria um restaurante. O refeitório nasceu em 2016 e desde então mantém firme suas raízes, recebendo voluntários e sempre reaproveitando os alimentos.
Já o “Cozinhas Solidárias” veio para expandir a entrega de alimentos para além da Lapa. São cozinhas de base comunitária, estabelecidas em diferentes territórios, contextos e realidades, visando ajudar a população com a entrega de quentinhas. São diversas cozinhas espalhadas por todo o país, sendo possível apoiar com doações para diversos locais ou até mesmo se tornar uma cozinha solidária.
A criação de uma nova cozinha funciona da seguinte maneira:
- A Gastromotiva identifica alunos e ex-alunos que tenham o desejo de participar e iniciam um treinamento;
- Após o treinamento, O Gastromotiva fica responsável pela criação dos menus para que as comidas sejam nutritivas e balanceadas. Além disso, a Cozinha Solidária recebe todo o kit com insumos, embalagens, EPIs e outros itens necessários para a produção;
- Os cozinheiros preparam as refeições (seguindo todas as normas de higiene ensinadas durante o curso), embalam e distribuem os alimentos para as pessoas em extrema vulnerabilidade social nos bairros e comunidades carentes.
Os alunos e ex-alunos que se tornaram cozinhas solidárias recebem uma renda pelo trabalho realizado. Dessa forma, a Gastromotiva atua nos dois setores, fornecendo uma renda para os desempregados e comida saudável e nutritiva aos que precisam. Para ajudar o projeto, basta acessar a página da organização no instagram @gastromotiva e buscar a maneira mais fácil de contribuir/ser um voluntário.
Por: Ederson Senna, Otávio Timm, Pamella Cristina, Vagner Peclat e Victor Melim
Leia mais: CASACOR SP 2023 terá ambiente assinado por fundadora do Fazendinhando