Home / Tecnologia / Entenda a ascensão do xadrez na era digital

Entenda a ascensão do xadrez na era digital

Xadrez

O xadrez é um jogo milenar, criado em meados do século VI antes de Cristo, que se mantém popular até os dias atuais. O tabuleiro de 64 quadrados e as 32 peças deixam o jogo com infinitas possibilidades, fazendo qualquer partida ser diferente da anterior. A tradição passada por gerações e a competitividade do confronto com outra pessoa mantiveram o jogo vivo, tendo grande relevância em todo o mundo.

A possibilidade que a internet trouxe de transportar informação para o outro lado do mundo popularizou diversas coisas, incluindo o xadrez. A globalização e a possibilidade do jogo ser jogado de maneira online elevaram muito a popularidade do tradicional esporte. Apenas o site Chess.com consta com mais de 100 milhões de membros registrados, mostrando a popularidade atual dele.

Pandemia e redes sociais

Em março de 2020 o mundo parou por tempo indeterminado, a pandemia do Covid-19 fazia com que as cidades mais agitadas do mundo parecessem cidades fantasma. Com as pessoas trancadas em casa sem ter o que fazer, buscam-se alternativas para matar o tédio, e o xadrez online foi uma delas. No mesmo mês de março foram registrados 378 mil novos jogadores no Chess.com.

Tabuleiro de xadrez online
Tabuleiro de xadrez online – (Reprodução/Chess.com)

Mais tarde no mesmo ano, foi lançada série ‘Gambito da Rainha’, conquistando mais de 62 milhões de espectadores no mês de estreia. A série conta a história fictícia da personagem principal, Beth Harmon, uma enxadrista que passa por vícios, amores e glorias. O fenômeno foi tão grande que, nas semanas após a estreia, mais de 100 mil novos usuários se cadastravam na plataforma todos os dias para jogar xadrez.

Além de muitas pessoas começarem a jogar, muitas pessoas começaram a assistir xadrez, em fevereiro de 2021, 21 milhões de horas foram assistidas do jogo na Twitch. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento de horas assistidas foi de 2000%. As irmãs Botez por exemplo, cresceram jogando o jogo e fazem isso em suas transmissões, tendo mais de 1,2 milhões de seguidores na plataforma.

No Youtube não é diferente, o americano Levy Rozman é dono do canal GothamChess e conta com mais de três milhões de inscritos. Ele faz vídeos jogando e, sobretudo, analisando partidas de xadrez, sua comunidade envia as partidas e ele da dicas, ensinado quem o acompanha a jogar. Além de analisar partidas de seus inscritos, Levy faz vídeos falando sobre o cenário competitivo do jogo, aumentando popularidade dos profissionais.

Gothamchess - Levy Rozman
Imagem do GothamChess – (Reprodução/Youtube-GothamChess)

Xadrez profissional

Desde que o jogo foi criado, a disputa entre duas pessoas leva à competição, no mais alto nível o jogo é outro, onde os melhores do mundo treinam suas vidas inteiras para se tornarem Grandes Mestres. O jogador ranqueado como melhor do mundo atualmente é o norueguês Magnus Carlsen, que junto com seu rival Hikaru Nakamura, se tornou uma grande celebridade no mundo digital. Hikaru tem quase dois milhões de inscritos e por conta de sua personalidade, consegue criar diversos memes como este:

Magnus Carlsen detém 14 títulos mundiais quando se somam todas as categorias de velocidades, sua maneira diferente de jogar e a capacidade de ver o jogo muitos movimentos à frente impressionam até quem não entende do jogo. Tendo o maior “rating” da história, especialistas então o consideram o jogador mais habilidoso de todos os tempos, superando nomes como Gary Kasparov e Bobby Fishcer.

https://www.instagram.com/p/CXUAjzLBUEH/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Magnus em seu Instagram após conquistar o quinto título mundial de xadrez clássico.

Similaridade com e-sports

O esporte que agora é praticado mais virtualmente do que presencialmente tem algumas semelhanças com os esportes virtuais, o americano Hikaru Nakamura por exemplo tem contrato assinado com a TSM, time profissional de e-sports. Assim como Hikaru, o brasileiro Krikor Mekhitarian cria conteúdos para internet e tem parceria com o time FURIA, também de e-sports.

Leia mais notícias no site: http://jornalcobaia.com.br/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *