Desafio é reunir mil voluntários para o mutirão de limpeza no dia 23 de março
Estão abertas as inscrições para participação de embarcações de pequeno, médio ou grande porte na oitava edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti. O evento acontece no dia 23 de março. Podem participar barcos ou jet skis que estejam com a documentação em dia. O piloto precisa ter habilitação específica.
“Os barcos são fundamentais para fazer o deslocamento dos voluntários durante a ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu, nas margens de Itajaí e Navegantes. Quanto mais interessados, maior será a área que conseguiremos cobrir no dia”, afirma Natália Pires, uma das organizadoras do evento.
Os interessados em participar do mutirão com sua embarcação devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí. O evento contará ainda com monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos participantes.
Desafio: 1 mil voluntários
Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti quer chegar a mil voluntários nesta edição. A meta é ampliar o alcance da ação, que no ano passado reuniu 800 pessoas e recolheu mais de 10 toneladas de resíduos. As inscrições de voluntários iniciarão em março no site do município.
O evento, alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março), surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então, é realizado anualmente pelo município, consolidando sua importância de alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, aderiram à ação.
Desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por meio de blitz educativas. Ao todo, já foram recolhidas mais de 85 toneladas de resíduos em sete edições.
Em 2018, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, durante a Volvo Ocean Race, e se tornou a primeira cidade brasileira a abraçar a causa. O documento firma parceria com Organização das Nações Unidas (ONU) e prevê ações para redução do lixo marinho e conscientização da população.