Home / Saúde / Coronavírus: o que é, como surgiu e quais os sintomas?

Coronavírus: o que é, como surgiu e quais os sintomas?

O mundo está em alerta com o avanço do novo coronavírus. A doença foi batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19. O que é esta doença que tem causado a atual pandemia? 

O que é e como surgiu?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias em seres humanos e animais. O vírus surgiu em 1960 e causava doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum.

Em 2002, na China, alguns tipos de coronavírus já se manifestavam de forma mais grave, como uma síndrome respiratória aguda, chamado de SARS-CoV. No ano seguinte, a doença disseminou-se rapidamente para doze países das Américas, Europa e Ásia, infectando mais de 8 mil pessoas e causando cerca de 800 mortes. O vírus foi controlado e desde de 2004 não havia sido relatado mais nenhum caso mundialmente.  

Em 2012, um novo tipo de coronavírus manifestou-se no Oriente Médio e foi chamado de MERS-CoV. O atual agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto no final de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Alguns tipo de coronavírus infectam apenas a espécie animal, mas o SARS-CoV afeta tanto pessoas quanto animais. O Covid-19 é uma variação deste, sendo chamado também de SARS-CoV-2. 

Como é transmitido?

A disseminação do vírus é de pessoa para pessoa. A contaminação acontece por gotículas respiratórias ou contato. Qualquer pessoa em contato próximo de alguém com os sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.  

O período médio de incubação por coronavírus é de até 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. No entanto, dados preliminares do coronavírus sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.  

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, e podem levar até a uma pneumonia. Os principais sintomas são: febre, cansaço, tosse seca, dificuldade para respirar, coriza, diarreia, dor de garganta…  

É impossível distinguir uma gripe comum do coronavírus apenas pelos sintomas, por isso, se você se enquadra nesse mal-estar, visitou alguma área de risco ou faz parte dos grupos vulneráveis deve procurar ajuda para realizar o diagnóstico.  

Grupos de risco e vulneráveis

O coronavírus pode causar sintomas mais graves, e até a morte, em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com câncer e doenças pulmonares crônicas. 

Como prevenir?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair e transmitir o coronavírus. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos; usar álcool em gel; evitar tocar nos olhos, nariz e boca; sair de casa somente quando necessário; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com os braços ou lenço de papel; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocadas com frequência. 

O que é pandemia?

É chamada de pandemia quando há risco de propagação mundial de uma nova doença. Ou seja, pandemia é uma doença espalhada pelo mundo todo, que afeta um alto número de pessoas e que tenha transmissão sustentada de novos casos nesses locais.  

Dados gerais

Os números vêm crescendo em grande escala. A pandemia do coronavírus já causou aproximadamente 8 mil mortes e estima-se que mais de 160 mil pessoas estejam infectadas no mundo todo. Na Europa, mais de 2 mil mortes já foram confirmadas.  

Na China, onde o vírus teve suas primeiras manifestações, mais de 80 mil pessoas estão infectadas, com mais de 3 mil mortes. No Brasil, são contabilizadas pelo Ministério da Saúde 291 infectados e três mortes registradas em São Paulo. 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *