Famosa banda britânica, o Coldplay teve início em meados de 1998 e de lá para cá passou por muitas mudanças. A principal delas foram as medidas em prol da sustentabilidade dos seus shows durante o período das turnês. O grupo passou dois anos consultando especialistas ambientais com o objetivo de tornar a turnê mais sustentável e menos agressivas ao meio ambiente.
Com um plano completo de medidas, a banda anunciou em 2021 que já estava pronta para retornar com suas atividades com uma nova turnê, a Music Of The Spheres World Tour, que leva o nome do álbum mais recente, lançado no mesmo ano do anúncio dos shows. Com início em 2022 as apresentações já passaram por diversos países, e na última semana desembarcaram no Brasil. Aqui no país serão realizados 11 shows pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
A passagem pelo país estava prevista para acontecer em outubro de 2022, mas por conta de um problema pulmonar no vocalista, foi adiada para março de 2023.
A iniciativa sustentável da banda
A banda lançou um site para mostrar e explicar todas as medidas adotadas para transformar todo o ambiente em um local mais sustentável, estruturas, transportes e detalhes técnicos necessários na realização dos shows. O plano de sustentabilidade tem como base três princípios fundamentais: Reduzir, Reinventar e Restaurar, e partindo desses pilares foram formados 12 conjuntos de iniciativas, que abrangem todas as áreas de uma turnê, desde a formulação e construção dos shows, até a locomoção dos fãs aos locais dos shows.
As ações partem de medidas como a iluminação sendo realizada por painéis solares e baterias recicláveis; redução de 50 % da emissão de carbono; palcos recicláveis; participações em causas ambientais, com a doação de 10% dos valores arrecadados pela turnê a projetos sociais. Uma das ações mais conhecidas pelo público é a utilização das famosas pulseiras de Led que são feitas de materiais 100% compostáveis a base de plantas, elas são disponibilizadas em todos os shows e é recomendado a devolução das pulseiras para que sejam utilizadas em outros shows.
Ranking de devolução das pulseiras de Led

Desde o início da turnê a banda vem fazendo um monitoramento e contabilizando os números de devoluções das famosas pulseiras, utilizadas para aumentar a interação do público com os acontecimentos do show. E para aumentar os números de devoluções do item, a produção da banda decidiu criar um ranking mostrando as porcentagens de devoluções de cada cidade onde passam para fazer o show.
São Paulo foi a primeira cidade do país a receber o grupo britânico e durante os 3 shows já realizados, a cidade aparece como a pior colocada no ranking com 79% de devolução, a nossa vizinha Argentina segue como primeira colocada com 94% de recolhimento na cidade de Buenos Aires.
Com a divulgação do ranking cresceram nas redes sociais o debate sobre o valor afetivo de manter a pulseira como recordação e os que criticam a não devolução do item. Muitos fãs começaram a criar campanhas para que sejam feitas a devolução das pulseiras no final dos shows. Alguns até apelaram para a antiga rivalidade com Argentina, que está em primeiro lugar, para incentivar o retorno das pulseiras para ultrapassar os hermanos no ranking.
No Brasil, o Coldplay segue com um cronograma de shows nos dias 17 e 18 em São Paulo, continua com as apresentações em Curitiba em 21 e 22 de março e finaliza na cidade do Rio de Janeiro nos dias 25, 26 e 28 de março.