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Brusque Weavers e a cena do futebol americano em SC

Time busca por patrocínios e apoiadores para aumentar a qualidade do esporte na cidade

O futebol americano vem ganhando muitos adeptos no Brasil. Um dos motivos é a transmissão do SuperBowl, evento que ocorre todo ano em fevereiro e marca o fim da temporada de futebol nos Estados Unidos. Segundo dados da ESPN, responsável pelas transmissões no Brasil, a audiência cresceu 78% de 2014 até 2018. Em 2017, no SuperBowl LI, o jogo entre Atlanta Falcons e New England Patriots liderou a audiência das TV pagas. Mais de 754 mil pessoas assistiram à virada da equipe de Tom Brady em cima do time do quarterback Matt Ryan. A equipe do Brusque Weavers faz parte desse crescimento.

Calma aí, não entendeu os termos técnicos? Confira aqui o guia completo da NFL feito pela ESPN.

A equipe foi fundada em fevereiro de 2017 por três ex-atletas do Brusque Admirals, que acabou em 2012. A primeira partida disputada foi um amistoso contra o Bugios Indaial Football. A partida acabou em 18 a 15 para a equipe de Indaial, que converteu um chute de field goal nos últimos 30 segundos de partida.

Ataque do Brusque em ação contra o Bugios | Foto: Divulgação Brusque Weavers

Em 2019, o Weavers disputou seu primeiro Campeonato Catarinense, considerado um dos mais fortes do país. Com isso, surgiu a oportunidade de uma parceria com o Brusque Futebol Clube. O objetivo do quadricolor era ter um time para representar o clube no cenário do futebol americano. Douglas Kamers, um dos fundadores do Weavers, contou que o time se tornou Brusque Football e disputou a VII Copa Sul com as cores do clube. “Após terminar esse campeonato e depois de muitas conversas com o clube, decidimos seguir novamente como Brusque Weavers, para dar continuidade aos projetos de base e estruturar o time adulto para 2020”. A parceria foi encerrada em agosto.

Sobre o crescimento do esporte, Douglas conta que, na época do Brusque Admirals, os praticantes eram considerados loucos por querer praticar um esporte desconhecido no país. “Começamos a jogar em SC sem equipamentos. Com dificuldade, conseguimos equipar alguns times de SC e disputar o primeiro catarinense full pads“.

Era difícil encontrar patrocinadores e empresas interessadas em financiar o esporte, já que não viam potencial na modalidade. “O crescimento durante esses anos foi tão grande que hoje temos empresas específicas para a confecção de uniformes das equipes. Conseguimos equipamentos e materiais de treino com mais facilidade. Claro, ainda temos muito a evoluir”, explica Douglas.

Equipe do Brusque Weavers | Foto: Divulgação Brusque Weavers

A NFL contribui muito para a divulgação do esporte. Apesar de ter levado 100 anos para chegar ao atual ápice de audiência, a liga americana bate ano após ano os recordes de visualização. Douglas acredita no avanço em vários aspectos em Santa Catarina e no Brasil, apesar das dificuldades. “Já está muito melhor do que foi no início. Um dos fatores que auxilia é a transmissão dos jogos da NFL nos canais pagos. O grande aumento na audiência desses canais durante a transmissão dos jogos está abrindo os olhos de muitos empresários.”

Além do engajamento com o esporte, o Brusque Weavers participa de ações sociais importantes para a manutenção da sociedade. A mais recente é a campanha de doação de sangue ao Hemosc, com vários atletas participando do trabalho. Aos interessados em doar, o contato pode ser feito através das redes sociais do Weavers.

Para quem quer assistir a um jogo dos Weavers, o time está negociando datas de amistosos com equipes da região. Os dias serão divulgados no instagram do time, no @brusqueweavers.

Atletas do Brusque em ação | Foto: Divulgação Brusque Weavers
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