Home / Cultura / Atriz Grace Passô conta do processo de criação de Vaga Carne, peça apresentada em Itajaí

Atriz Grace Passô conta do processo de criação de Vaga Carne, peça apresentada em Itajaí

Espetáculo fez parte do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha e contou com casa lotada

O espetáculo Vaga Carne, da atriz e diretora Grace Passô, foi uma das 22 atrações do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. Na última sexta-feira, dia 3, cerca de 150 pessoas assistiram à peça no Teatro Municipal de Itajaí, que teve início às 20h.

O monólogo, com duração de 50 minutos, é interpretado e dirigido pela dramaturga mineira Grace Passô, que completa 22 anos de carreira. A peça traz à tona uma situação em que a voz é a personagem central e o corpo de uma mulher é o cenário para a busca de identidades. Mesmo sendo capaz de ocupar qualquer lugar, essa voz nunca tinha habitado um corpo de mulher antes, e então conta o que vive enquanto sujeito e a partir da percepção de como é vista por outros olhos.

Grace Passô explica que a peça se originou a partir de um texto, com a intenção de explorar o universo da linguagem. “Pensei em criar uma situação que fosse estranha, exigisse o senso crítico do público, e tivesse uma vertigem entre o agir e o falar”, afirma.

No espetáculo, o público não ocupa as cadeiras do teatro, seguindo o modelo tradicional das apresentações, mas se posiciona em cima dele junto à atriz, o que permite diversas interações durante a peça. “Me interesso em pensar e refletir a relação com o público, pois vejo o espaço de passividade ocupado pelo público como um lugar de pouca criticidade”, conclui Grace.

Atriz Grace Passô
Foto: Lucas Ávila/Divulgação

Vaga Carne conquistou prêmios importantes no universo do teatro, como o Prêmio Shell de Dramaturgia, o Prêmio Questão de Crítica de Melhor Espetáculo e o Prêmio Cesgranrio de Melhor Texto. Também foi indicada nas categorias Melhor Atriz e Melhor Espetáculo e Iluminação, no Cesgranrio, e aos prêmios APTR 2016 (RJ) e Bravo! 2016, como Melhor Espetáculo de Teatro e APCA (SP).

Giorgio Gislon faz doutorado em Teatro e assistiu à peça pela primeira vez. “Já tinha assistido a outras montagens dela, mas esse solo, em que toda a atenção está concentrada nela, me surpreendeu muito”. Giorgio comenta que, ao mesmo tempo que o espetáculo aborda questões sociais, ele também apresenta características de fala e movimento muito interessantes do mundo artístico.

Além de já existir um livro inspirado na peça, Grace comentou que uma versão em filme de Vaga Carne já está a caminho.

A sexta edição do Festival Brasileiro de Teatro, promovida pela Fundação Cultural de Itajaí, iniciou no dia 1º e segue até 12 de maio. Este ano, artistas e grupos de sete estados compõem a programação, que contempla apresentações no Teatro Municipal, na Casa de Cultura Dide Brandão, na Itajaí Criativa Residência Artística e nas ruas da cidade.

Os ingressos para as apresentações que acontecem no Teatro Municipal custam a partir de R$ 10 (meia entrada), e nos demais locais as apresentações são gratuitas, com a distribuição de entradas uma hora antes de cada espetáculo. Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Nacional ou direto no Teatro Municipal.

Confira a programação completa do Festival. Para mais informações, entre em contato com a Fundação de Cultura (47) 3349-1516.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *