Battle Royale:  novo modo de jogo faz sucesso mundial

Proposta de games como Fortnite e Apex Legends é colocar jogadores em batalhas onde apenas um sobrevive

Cem jogadores pousam em uma ilha. O objetivo: ser o último sobrevivente e vencer o jogo. Para isso, durante a partida, é necessário traçar estratégias. Uma referência que possa vir em mente é o filme Jogos Vorazes. Existem armas, armadilhas e também uma tempestade que vai fechando durante o ocorrer da disputa. Tudo isso para os ‘players’ terem o encontro cada vez mais próximo. Talvez o melhor não vá vencer sempre e sim quem tem a melhor estratégia. Ou até sorte. O certo é que esses títulos estilo ‘Jogos Vorazes’ tem obtido cada vez mais sucesso desde 2017.

Jogos com essa meta são conhecidos como Battle Royale e estão em ascensão em todo o mundo. Fortnite, Playerunknown Battlegrounds e, recentemente, Apex Legends mostram o quão poderosa essa modalidade se tornou, cada um com características diferentes. Estes jogos geralmente estão disponíveis para todas as plataformas: PlayStation 4, XboX One, Computador e celular. Tamanho sucesso fez nascer uma série de torneios oficias e a existência de PRO Players – jogadores profissionais.

Ilha de Alex Legends: jogo foi o último sucesso lançado dentre os jogos ‘Battle Royale’ (Imagem: Divulgação)

Mas a origem certa desse modo ‘Battle Royale’ tem inspiração num livro japonês (1999) com o próprio nome – Battle Royale.  Esse livro acabou virando até filme e foi percursor da criação de Jogos Vorazes e dos ‘games’ que surgiriam. O  primeiro jogo desse estilo foi H1Z1: King of the Hill. Mas a popularização real foi em 2017 com PUBG (Playerunknown Battlegrounds) e, a partir de então, se desenrolou o sucesso que existe até hoje .

O primeiro jogo que fez sucesso no Brasil: PUBG
(Imagem: Divulgação)

Claro que o jogo tem que ser bom. Mas o público é quem ‘julga’ de verdade e quem ajuda no crescimento de jogos. De acordo com Tiago Ficagna, professor do curso de design de jogos da Univali, a principal atração para os ‘players’ são recompensas que o jogo tem de oferecer. Ele também fala que Loot Boxes – baús de recompensa de onde saem itens aleatórios do jogo – são atrativo e distinguem os jogos.

A personalização dos jogos faz com que as empresas sempre busquem trazer o diferente para os usuários. Exemplo de Fortnite, sucesso desde 2017, a empresa do jogo (Epic Games) sempre renova as características do título para atrair o público. Isso diverte e varia o usuário.

Fortnite: Um dos jogos ‘Battle Royale’ que faz sucesso entre as crianças de todo o mundo (Foto: Lucas Aver Machado)

Outra maneira que faz os ‘games’ saltarem são plataformas de ‘streaming’. Uma forma mais rápida que a internet trouxe de aproximar jogadores com habilidades, PRO Players e o público comum. Com os ‘players’ jogando ao vivo, a demanda de visualização que recebem da audiência é enorme. Plataformas como Youtube, Facebook e Twitch investem em bons jogadores para atrair o público dos streamers.

Entrei em contato com o streamer Kim Patriota – faz lives pelo facebook – perguntei o diferencial do Fortnite para outros jogos Battle Royale.

”O aspecto de construção é o grande diferencial, adiciona uma nova camada de dificuldade e aprendizado para o gênero.” Começa falando, e, complementa que a empresa do jogo sempre renova e atualiza o jogo de rápida frequência, buscando inovar. O jogo nunca é o mesmo. 

Ele conta o dia que começou a jogar Fortnite, dia 21 de Janeiro de 2018. Patriota tem um canal em seu youtube – Patriota – , e está quase batendo 1 milhão de inscritos. Seus vídeos contém conteúdos do game. 

https://www.instagram.com/p/BrER3kFlkjL/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.