Home / Política / Mesários se preparam para Eleições em meio a pandemia

Mesários se preparam para Eleições em meio a pandemia

Participação dos mesários, neste ano, contará com medidas e protocolos de segurança devido ao Covid-19

Em virtude da pandemia, o convívio social diminuiu. O distanciamento social, o uso de álcool em gel e de máscaras se tornaram essenciais para reduzir a disseminação de Covid-19. Portanto, o Tribunal Superior Eleitoral modelou as eleições municipais de 2020 em um novo formato, priorizando a segurança dos eleitores e trabalhadores. As normas estabelecidas estão disponíveis no site do TSE e serão repassadas aos mesários em curso obrigatório online.

A justiça eleitoral, objetivando garantir a integridade das pessoas no dia da eleição, tomou medidas de segurança como a exclusão da identificação biométrica, por exemplo. Além disso, equipamentos de proteção individual (EPIs) serão entregues, marcações visuais serão feitas, garantindo o distanciamento social e o fluxo de pessoas nas seções será controlado.

Entre as determinações, cada mesário receberá 3 máscaras descartáveis que deverão ser substituídas a cada 4 horas de uso para proteção do ambiente de votação. O local será limpo com álcool 70% e cada mesário receberá álcool em gel individual para ser utilizado sempre que existir algum tipo de contato.

Mesários trabalhando em eleição passada

A preparação dos mesários acontecerá por meio de um curso online com duração média de 2 horas. No processo, instruções de segurança, precauções e determinação de limites de ação serão passadas aos voluntários.

Em entrevista, Luana Correa, advogada na cidade de Blumenau, afirma sempre trabalhar como mesária e comenta o planejamento para as eleições de 2020. “Vai ser uma hora a mais, iniciando a votação às 7 da manhã, indo até as 17 horas. O horário das 7 da manhã às 10 da manhã é um horário reservado para as pessoas do grupo de risco”.

Luana destaca também o funcionamento pós eleição. Os mesários finalizam todo o processo burocrático necessário para a entrega dos boletins assinados. Dois são encaminhados ao TRE (Tribunais Regionais Eleitorais). Os demais recolhidos pelos fiscais dos partidos, que os levam aos comitês para realização da contagem prévia dos votos.

Urna eletrônica anunciando fim do período da votação.

Para participar como mesário e acompanhar a inscrição, o candidato deve se voluntariar no Portal do Mesário. Voluntários convocados participam do curso online preparatório, onde aprenderão todos os protocolos necessários. Em caso de dúvidas, o Portal do Mesário oferece um suporte em seu site na opção “Fale Conosco”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *