Home / Cultura / Marejada acerta ao promover a sua edição mais sustentável

Marejada acerta ao promover a sua edição mais sustentável

A maior festa do pescado do Brasil conquista o público com organização e propostas focadas no meio ambiente

As soluções para reduzir os impactos ambientais causados pela 33ª edição da Marejada, que acontece até domingo, dia 20 de outubro, tem chamado a atenção do público. Neste ano, os destaques foram as ações da organização do evento. A festa se tornou a primeira de outubro que terá como proposta a redução do plástico, com foco na sustentabilidade, recebendo, inclusive, apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Detalhando, a maior festa do pescado do Brasil vai além do óbvio e faz muito mais: as lixeiras, por exemplo, são feitas com papelão, e tem boa sustentação e tamanho; há cardápios fixos nos restaurantes, que também são disponíveis em QR Code, evitando desperdício de papel; os talheres são feitos de madeira e os pratos são compostos por papelão; a água é distribuída gratuitamente – sem garrafas plásticas – por toda a festa, sendo fornecida pela empresa Europa; e há decoração com garrafas pet, mensagens educativas e demonstração dos processos da água, com apoio da Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura).

Os eco copos são as grandes estrelas do evento. Disponíveis em várias cores, com design caprichado e assinado pelo projeto Mares Limpos, quem o adquire para aproveitar as bebidas do evento pode ter seu dinheiro de volta ao devolvê-lo. Ainda que já tenha se tornado habitual para frequentadores de Itajaí, a prática é novidade para os turistas. 

“É diferente, mas é bom. Evita o desperdício e não tem copos no chão”, expõe Lucimara Zanetti. A moradora de Espírito Santo veio a Santa Catarina para a Oktoberfest, mas a Marejada não deixou de chamar a atenção da família. Mesmo após reutilizar canecos de alumínio comprados na Oktoberfest, não deixaram de adquirir os copos da festa do pescado. “Não vamos devolver, vamos levar para casa como recordação”, completa Lucimara.

Itajaí tem sido pioneira nesse assunto. A cidade foi a primeira da América Latina a assumir um compromisso com a ONU, afim de reduzir a poluição nos mares. A carta, assinada em 2018 durante a passagem da Volvo Ocean Race, estabelece ações para a conscientização e diminuição do lixo que chega aos mares. Durante os 13 dias de Marejada, o uso de copos ecológicos previne o descarte de mais de 900 mil copos plásticos.

Com uma boa estratégia para todas as idades, para além do parque de diversão, doces e Espaço Kids para as crianças, a Marejada oferece a novidade do 1° Fórum Kids de Sustentabilidade, que abordou temas ambientais com os alunos do 2º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino. O Fórum contou com pautas como a redução do lixo, reciclagem e a questão dos resíduos nos oceanos. “É para tratarmos de sustentabilidade de maneira mais lúdica, mais leve, e trabalhando com conceitos”, detalha Darlan.

Pratos em papelão e talheres de madeira são servidos no evento pelos restaurantes
Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *