Apresentações iniciam sexta-feira, dia 1º, às 19h, e seguem até terça-feira, dia 5
O Mercado Público será palco das atrações do Carnaval 2019 em Itajaí, entre os dias 1º e 5 de março. Principal ponto de encontro cultural da cidade, o prédio centenário receberá shows totalmente gratuitos em seu interior e na rua. A folia será comandada por artistas locais e contará com repertório recheado de Sambas-enredos, Sambas de Roda, Afro-Sambas, Axés e Marchinhas.
Os cinco dias de folia em março começam a partir das 19h de sexta-feira, dia 1º, com a orquestra de marchinhas “Tom Peixeiro” e a banda “Siri na Lata”. Além das tradicionais marchas, o repertório conta com muito samba e clássicos de Carnaval.
No sábado, dia 2, a programação inicia a partir das 10h na Casa da Cultura Dide Brandão, que recebe a concentração do “Folia Afro”. O evento contará com diversas manifestações culturais, como capoeira e maracatu. Às 12h, os foliões seguem para o Mercado Público em cortejo pela rua Hercílio Luz, onde o agito continua com diversas atrações.
No domingo, dia 3, a cantora Bruna Pierami abre a festa, ao meio-dia, com a apresentação da “Ciranda de Ioiô e Iaiá” e um repertório de sambas de raiz. A programação segue com Susi Brito e as bandas “Filhos de Maria do Cais” e “Siri na Lata”.
Na segunda-feira, dia 4, o Mercado Público recebe a folia de Louise Lucena com o show “Desde os tempos de Outrora”, às 15h. Na sequência, Bárbara Damásio apresenta o show “Muito obrigada Axé”, às 18h. A noite termina com a banda “Siri na Lata”.
Para fechar a programação do Carnaval de Itajaí, na terça-feira, dia 5, a banda “Siri na Lata” fará o “Bailinho das Crianças” para o público infantil, às 16h. A folia continua com a banda “Tom Peixeiro”.
Mudanças no trânsito
A partir do dia 28 de fevereiro, as ruas Praça Felix Busso Asseburg (Mercado Público e Mercado do Peixe) e Olímpio Miranda Junior (abaixo da rua Lauro Müller) ficarão fechadas para a montagem do palco e realização do evento. Os motoristas poderão utilizar como rota alternativa a avenida Prefeito Paulo Bauer, nos fundos do Mercado Público.
Recomendações
Durante o evento não será permitido o uso de garrafas, copos de vidro e outros objetos cortantes. A Fundação Cultural de Itajaí também faz um apelo para que as pessoas levem seus copos, evitando assim o uso de copos descartáveis em prol do meio ambiente.
De acordo com Normélio Pedro Weber, superintende administrativo das Fundações, o carnaval de Itajaí vai rememorar grandes clássicos musicais para curtir com toda a família. “A festa busca reunir famílias inteiras para dias de muita música, dança e alegria, além de dar acesso à cultura por meio da música”.