Conexões criativas e solidárias ajudam a mudar o mundo de maneira sustentável, barata, agradável e possível. Alguns exemplos são um projeto social do Rio de Janeiro que ensina diversas receitas para pessoas carentes e uma iniciativa que transformou um lixão de São Paulo em parque. Ambos os projetos mobilizaram pessoas e transformaram vidas através da criatividade, isso é o que se chama de conexões criativas e solidárias.
Solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema, mesmo que a pessoa solidária não esteja passando pelo problema, fazer uma mudança na vida de outras pessoas e do mundo. Já a criatividade significa usar ideias diferentes do normal, fora da caixa. Unir os dois conceitos significa ter ideias que possam impactar a vida das pessoas e consequentemente do mundo.
Para se fazer uma mudança no mundo, como na alimentação de pessoas ou contato com a natureza aliado à sustentabilidade, é necessário ter criatividade. Sustentabilidade é um conceito diferente do que as pessoas estão acostumadas, geralmente o primeiro pensamento envolve brinquedos de garrafa pet. Na realidade, a Word Wide Fund for Nature (WWD), define que a sustentabilidade precisa estar ligada ao desenvolvimento e bem-estar social e econômico da população. Para ligar todos os aspectos econômicos e sociais é necessário ter criatividade. Foi isso que a criadora do projeto Fazendinhando, Ester Carro, precisou fazer,ela usou a criatividade para transformar o lixão de sua rua na zona sul de São Paulo em um parque.
A urbanista estava cansada de ver o mesmo terreno de sua rua desvalorizado. Ela decidiu em 2018 criar um projeto colaborativo que arborizou o local, criou um parque para crianças e ainda desenvolve atividades artísticas e culturais para os moradores. Durante a pandemia, houve até mesmo capacitação culinária e de construção civil para as mulheres do bairro. O projeto não tem fins lucrativos, mas conta com parceria da prefeitura, moradores e outras instituições que ajudam a manter o Fazendinhando. Até mesmo a Vogue de Nova York publicou uma matéria falando sobre o projeto.
Gastromotiva uma conexão criativa e solidária
Outro projeto que destaca a importância das conexões criativas e solidárias é o Gastromotiva do Rio de Janeiro. Entre os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas está acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, justamente uma das iniciativas do Gatromotiva. O projeto tem a participação da Isabella Moura Brazil, de 29 anos, que esteve virtualmente em uma palestra da Universidade do Vale do Itajaí no campus Itajaí. Ela contou durante a palestra sobre a iniciativa que ensina pessoas de áreas mais pobres economicamente a cozinhar e criar negócios a partir disso. O objetivo é capacitar as pessoas para que elas tenham mais possibilidades de crescer. A iniciativa está sempre em busca de novos voluntários, já que é uma organização sem fins lucrativos. Além disso, o projeto visa ensinar a alimentação correta e saudável.
“A ideia é que esse trabalho de sensibilização do olhar social e criativo esteja presente em diferentes eixos de trabalho, para que toda e qualquer atuação profissional dialogue de fato com as necessidades das comunidades a fim de promover um cenário de justiça social e de garantia dos seus direitos”, conta a chef já formada em gastronomia.
Leia mais em https://jornalcobaia.com.br/