Home / Esportes / Grupo pede que quadra de basquete em Balneário Camboriú fique aberta após as 22h, mas pedido esbarra em lei

Grupo pede que quadra de basquete em Balneário Camboriú fique aberta após as 22h, mas pedido esbarra em lei

Desde quando foi inaugurada, a quadra pública de basquete na praça ao lado do viaduto Prefeito Gilberto Américo Meirinho, próximo à avenida panorâmica, reúne grande público em Balneário Camboriú.

O grupo que pratica o esporte no local agora pede para que a iluminação no espaço, em que as luzes se apagam às 22h, permaneça até a madrugada.

De acordo com o jornalista Wilson Schmidt Junior, que joga basquete na quadra, cerca de 30 pessoas se reúnem simultaneamente para praticar o esporte nos horários em que a procura pela atividade é maior.

“Essa quadra foi uma política pública que deu muito certo”, elogia. “O número de pessoas que a utilizam é muito grande, ainda em horários noturnos”, detalha o jornalista. O horário de funcionamento da quadra é das 8h às 22h.

Segundo Schmidt, as pessoas que vão jogar basquete no local durante a noite trabalham em horários que as impedem de praticar o esporte durante o dia. Sendo assim, o período noturno se torna a única opção.

“É muito cedo apagar as luzes às 22h. Já cheguei a passar por lá [na quadra] de madrugada, voltando de um lugar, e tinha gente jogando”, afirma. Conforme o jornalista, nem mesmo o apagar das luzes impediu a prática do esporte.

“Na minha avaliação, não há motivo para apagar as luzes às 22h. Se não quiser deixar acesas durante o período noturno inteiro, ok, mas que, pelo menos, seja estendido até meia-noite, 1h ou 2h, um meio-termo”, sugere Schmidt.

Pedido esbarra em lei

De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, as luzes são apagadas por causa de denúncias de perturbação de sossego após as 22h. O Poder Executivo considera o quicar da bola de basquete como barulho excessivo.

“Não há possibilidade de ampliação do horário de funcionamento, pois extrapola a lei do silêncio”, justificou a prefeitura à reportagem de Cobaia.

Conforme o artigo 2° da lei estadual, quaisquer diversões públicas que indiquem potencial impacto urbano precisam de autorização prévia para funcionar fora do horário permitido – incluindo após as 22h -, emitida pelas polícias Civil e Militar.

A legislação considera ainda que impacto urbano se trata de toda forma de perturbação sonora, gerando conflitos com vizinhança ou prejudicando a tranquilidade, além de outros fatores previstos na lei.

A lei que endureceu as medidas contra a perturbação de sossego entrou em vigor no dia 26 de janeiro de 2022, sancionada pelo ex-governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos).

Por fim, a prefeitura informou que será inaugurada neste semestre uma quadra especialmente de basquete 3×3. O novo espaço fica localizado também ao lado do viaduto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *