Home / Cultura / Marejada atrai público de diversos estados do Brasil

Marejada atrai público de diversos estados do Brasil

Maioria, além de catarinense, é gaúcha e paulista

Itajaí fica agitada no mês de outubro. O motivo é a Marejada, uma festa aclamada que já está em sua 33ª edição. São treze dias de festa que abordam o melhor da música e gastronomia típicos da cultura portuguesa. Para o público, o diferencial da festa este ano é a organização e a inclusão de acessibilidade e sustentabilidade.

De acordo com o diretor executivo da Secretaria de Turismo, Darlan Martins, os principais visitantes, além dos catarinenses, são gaúchos e paulistas. A festa também recebe visitantes de outros estados do Brasil, como o caso de Marcela, 26, que veio do Rio de Janeiro. “Vim com minha família pela primeira vez para conhecer o festival e estamos gostando. Ainda não escolhemos um prato pois são muitas opções”. O diretor também afirma que o diferencial da Marejada, dentre as festas de outubro, é a gastronomia. “Estamos desenvolvendo uma estratégia que, aos poucos, substitui o excesso de fritura por opções mais saudáveis como os alimentos grelhados, além outras opções sem glúten e sem lactose. ”

Apesar de possuir um ambiente estrategicamente familiar, a Marejada também chama a atenção de jovens e adolescentes que aproveitam a música e os brinquedos do parque de diversão. Beatriz, de 15 anos, e suas amigas contam que frequentam a festa todos os anos.  “Nós moramos em Itajaí mesmo e adoramos a música, a comida e principalmente os brinquedos”.

O casal Elsa e Eugênio mora em Itajaí há dez anos. Ela veio do interior de São Paulo e ele do Rio de Janeiro. Eugênio frequenta a Marejada desde a primeira edição e alega que a festa deste ano está melhor no quesito organização. Em contraponto, ele afirma que está cada vez mais descaracterizada da cultura portuguesa. “A Marejada não é diferente de uma quermesse num dia movimentado. Nem todo Portugal é feito dessa forma. Seria um erro esquecer da cultura portuguesa como um todo e focar apenas na cultura açoriana. Portugal é mais rica que isso.”

Foto: Bianca Robles

O evento deste ano acontece entre os dias 8 e 20 e é repleto de atrações gratuitas, inclusive a entrada. São diversos shows musicais para todos os gostos, desde aqueles da cultura imigrante até os músicos locais. Neste ano as crianças se divertem no espaço kids, além de uma pista de patinação, um planetário para conhecer a origem da Terra e as constelações e também a vila Marejópolis, onde as crianças recebem orientações e aprendem na prática as regras de trânsito.

A terceira idade não fica de fora da programação. No dia 18 ocorreu o baile especial para idosos das 13h30 às 17h30. Pensando na preservação da natureza foi implantado um bicicletário com vigia para incentivar o uso das bicicletas àqueles que podem ir à festa dessa forma. Ele possui espaço de até 100 vagas com o serviço gratuito.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *